top of page

PROJETOS CULTURAIS & ASSOCIADOS.

 

BOATE MAUÁ – LUGARES QUE NÃO MAIS EXISTEM.

Neste planeta terra nascem todos os dias, seres humanos que já vem predestinado para atuação em segmentos específicos da sociedade. Me sentir muito honrado quando fui convidado para fazer um breve relato sobre a trajetória artística deste amigo, por quem tenho um grande apreço. 

Filho de um casal de pernambucanos, Nelson Ribeiro Falcão de Oliveira e  Noêmia Fonseca Santiago de Oliveira, foi levado a pia batismal onde recebeu o pronome de Nelson, em homenagem ao genitor, ficando completo de, Nelson José Fonseca Falcão, vindo a ser chamado depois pelo apelido carinhoso de, Nelsinho Falcão. Na juventude demonstrava interesse pela arte musical e a comunicação e assim a vida do garoto recifense seguiu em frente. No final dos anos cinquenta, precisamente em 1959, Seu Nelson inaugura no edifício Nossa Senhora do Líbano nº 80, localizado na Rua do Rangel, área central do Recife, bem próximo ao majestoso Mercado Público de São José, uma casa de entretenimentos noturnos chamada de; BOATE MAUÁ. Logo o espaço ficou famosíssimo pelo ambiente agradável e sofisticado o qual, logo passou a ser frequentado por grandes figuras da sociedade recifense a exemplo de; jornalistas, jogadores de futebol, políticos, empresários, comerciantes e até mesmo pessoas anônimas que iam em busca de uma noitada alegre com boa culinária, bebidas e a companhias de belas mulheres. 

 A MAUÁ sempre primou pela boa música da época. Bossa Nova, Jazz, Chá-chá-chá, twist, hully gully, samba tradicional e o ritmo que era mais solicitado. o bolero. Tudo muito democrático num espaço onde grandes cancioneiros populares se apresentavam garbosamente entre eles: Nelson Gonçalves, Roberto Muller, Orlando Silva, Altemar Dutra, Pery Ribeiro, Waldick Soriano, com espaços reservados para os outros artistas como Expedito Baracho, Claudionor Germano, Orlando Dias, Paulo Germano, Wilson Silva e outros, que eram acompanhados  pelos maestros, José Gomes, Clóvis Pereira e Caruaru.

A Boate MAUÁ, funcionou neste ambiente de glamour e luxo até o ano de 1969, sempre muito bem frequentada e sempre num clima de muita cordialidade entre os presentes. E foi neste espaço de tempo que o jovem filho do proprietário, Nelsinho Falcão  frequentava a boate, mais a título de curiosidade, era  para sentir a música mais de perto. E foi assim desta forma, e aproveitando-se do talento que Deus lhe deu, que tornou-se um excelente profissional da arte musical. Ele é; baterista, percursionista, cantor, compositor, produtor cultural, comunicador social e tem formação acadêmica como jornalista e além disso tudo já participou de vários grupos musicais. 

Nelsinho parte agora para um projeto bem ousado para apresentar a sociedade pernambucana que é reviver num grande show musical em casas noturnas, tanto na capital quanto no interior do estado, o evento musical chama-se; Projetos Culturais & Associados. Lugares que não mais existem. Boate MAUÁ. Recanto do Amor.  Grandes profissionais de vários segmentos da esfera cultural foram convidados e aceitaram participar deste evento, a exemplo do maestro José Gomes, uma referência na música pernambucana. O designer e fotógrafo de renome em nosso estado, Flávio Fructuoso. O multi artista cultural. Mágico e cover, Walter Krás que fará imitação de vários cantores renomados, e o cantor revelação, Marius, que também se apresentarão na abertura do espetáculo musical da Boate MAUÁ. Na oportunidade será apresentado ao público um CD com 16 faixas de autoria do idealizador do projeto, Nelsinho Falcão, e de outros compositores, com músicas de muito bom gosto.

A expectativa é enorme para a execução deste projeto que está sendo aguardado pelo grande público pernambucano. Estamos fazendo parte do evento deste grande amigo Nelsinho Falcão, como Mestre de Cerimônia, pois acreditamos no sucesso do projeto. Estamos ansiosos pela estreia, que será na noite sábado 05 de outubro de 2019,  a partir das 21 horas, no elegante espaço da Cálidos, gastronomia e Dancing Bar, localizada na Avenida Rio Branco,66 no Recife Antigo. Contamos com presença da sociedade pernambucana para revivermos os grandes momentos da Boate MAUÁ, lugares que não mais existem.

Hildebrando Marques

Comunicador Social e Mestre de Cerimônias.

Projetos MauáNelsinho Falcão
00:00 / 02:32
517d5a4836547e45ce8b954fb8d95a3a.jpg
bottom of page